5 situações que provocam desgaste prematuro em mangueiras hidráulicas

Com alguns cuidados básicos você pode evitar o desgaste da sua mangueira hidráulica, aumentar a vida útil do equipamento e reduzir custos na produção.

 
As 5 situações mais comuns  que podem provocar falhas ou desgaste prematuro da sua mangueira hidráulica são erosão do tubo, problemas com a compatibilidade de fluidos, ar seco ou ar envelhecido, raio de curvatura fora das exigências, e montagem inadequada. Basta ter atenção e promover manutenções periódicas para evitar estas situações.
 
Veja em detalhes as 5 situações e entenda como evita-las.
 
1 – Erosão do tubo

A erosão da mangueira hidráulica é geralmente causada por uma corrente de alta velocidade de fluido concentrado ou por pequenas partículas no fluido.
     
2 – Compatibilidade de fluido


A contaminação do sistema e vazamento pode ser um resultado direto de problemas de compatibilidade de fluidos que, se forem incompatíveis, fará com que o tubo interior do conjunto de mangueira se deteriore.
A mangueira que você utilizar deve ser compatível com o fluido a ser transportado.

3 – O ar seco / ar envelhecido


O tubo interno de mangueiras pode desenvolver numerosas fissuras pequenas devido ao ar envelhecido ou seco. Este tipo de falha é por vezes difícil de detectar porque a mangueira irá permanecer flexível, no entanto, haverá sinais de vazamento.
Para evitar problemas de ar seco ou envelhecidos, confirme se sua mangueira está classificada para o ar extremamente seco. Mangueiras com tubos internos de PKR ou borracha de EPDM são os mais indicados para estas aplicações.

4 – Raio de curvatura mínimo


Os conjuntos de mangueiras podem falhar de forma relativamente rápida se o raio de curvatura mínimo não for atingido
Em aplicações de vácuo ou de sucção, se o raio de curvatura é excedido, a mangueira pode ter tendência a ser plana na zona curva. Isso irá dificultar ou restringir o fluxo.
Para evitar falhas mínimas de dobra da mangueira de raio, verifique o raio de curvatura recomendado.

5 – Montagem inadequada


A contaminação pode causar vários problemas para um conjunto de mangueiras hidráulicas. Ao cortar uma mangueira, partículas de metal e detritos podem se desprender. Este abrasivo de detritos deixados na mangueira ainda pode contaminar o sistema hidráulico e danificar equipamentos como bombas, cilindros e válvulas.
Para evitar falhas de mangueira e contaminação, ela deve ser devidamente limpa antes de inserir os acessórios.
Outra sugestão para evitar o desgaste prematuro é sempre montar conjuntos de mangueiras usando terminais e mangueiras da mesma marca. Cada fabricante tem um processo de fabricação, aplica sua própria tecnologia e seu controle de qualidade. 

Com atenção especial a esses detalhes, sua produção não vai parar e não terá prejuízos. Em caso de alguma dúvida ou caso tenha identificado a necessidade de atualizar seu sistema hidráulico, entre em contato com nossa equipe de vendedores e representantes.

 




VOLTAR

Ligue:

(11) 2076-5680
(11) 2227-8010

Tire duvidas, fale com nossos representantes. Atendemos todo o Brasil.

Não atendemos consumidores finais, apenas revendedores e distribuidores
Maleo Team